10 de fev de 2016

Resenha | Enquanto Bela Dormia - Elizabeth Blackwell

Olá pessoal tudo bem? Bom o carnaval acabou e eu tive bastante tempo para ler e essa semana eu terminei Enquanto Bela Dormia da escritora Elizabeth Blackwell um livro que eu comecei a ler em janeiro e só faltava metade para terminar. É uma releitura da história da Bela Adormecida e é surpreendente, vamos lá?


Titulo Original : While Beauty Slept
Autor (a) : Elizabeth Blackwell
Editora : Arqueiro
Páginas : 368
Gênero: Romance, Drama, Releitura
Ano : 2015
Onde Comprar : Saraiva | Amazon 
Nota | 
- Livro cedido para resenha pela Editora 
Sinopse: Nos salões de um castelo, uma confidente leal guardou por muitos anos os segredos de uma rainha linda e melancólica, uma princesa que só queria ser livre e uma mulher que sonhava com a coroa. Esta é sua história.Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais. 

Não sou muito chegada em releituras por isso essa foi a primeira que eu realmente li, Enquanto Bela Dormia é uma história contada em primeira pessoa que me surpreendeu do começo ao fim. Diferente do conto original que nunca foi um dos meus preferidos, o livro me chamou atenção para muitos aspectos interessantes nunca vistos. Elize uma senhora que já cansada de ouvir todos os dias sua neta contar a história a seu irmão mais velho, sempre presta atenção em como a história é contada, a bela princesa que desperta de um sono mortal com apenas um beijo. Até que sua neta encontra um baú que ela guarda e decidi que é hora dela saber a verdade.

Elize é uma garota humilde do campo que descobre que sua mãe já trabalhou no castelo quando mais jovem. Após perder sua mãe e dois irmãos para doença variola ela decidi ir para cidade para arrumar um emprego no castelo. Ao chegar e passar uns dias na casa de sua tia, ela finalmente consegue emprego no castelo e logo se destaca entre as empregadas se tornando dama de companhia da rainha Leonore.
Ao se tornar tão intima da rainha, Elize pode presenciar todo o sofrimento da rainha para ter um filho para ser o herdeiro do rei. A solução para o problema finalmente chega quando Millecent, a tia do rei Ranolf a ajuda com um ritual, e a rainha finalmente consegue engravidar. Porém o rei se incomoda com a manipulação que Millecent  tem sobre a rainha e acaba a expulsando do castelo, com isso ele acaba conquistando uma grande inimiga.

No dia do batizado de Rosa, Millecent roga uma maldição de morte sobre a menina, Anos e anos se passam sem que a maldição de Millecent de sinais de se tornar realidade. Elize se torna cada dia mais afeiçoada a rainha e sua filha , Rosa que cresceu sobre todos os cuidados do reino anceia pela liberdade dos portões a fora. 
"Não sou o tipo de pessoa sobre quem se contam histórias. Os que têm origem humilde sofrem suas mágoas e comemoram seus triunfos sem serem notados pelos bardos e não deixam vestígios nas fábulas de sua época." 
 
Elize é uma personagem muito forte e que me deixou muito curiosa por sua vida, esperei muito pelo seu final feliz. O livro é lindo e a atmosfera criada pela autora foi surpreendente, a história me prendeu e me surpreendeu muito desde o começo. Nunca tinha lido uma releitura e depois desse livro acho que vou dar mais oportunidades para esse tipo de livro. 

O que acharam do livro? Espero que gostem da resenha  Comentem! Beijos da Bru 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá aqui é Bruna (Bubu)
Obrigada por deixar sua opinião , ela é sempre muito importante e será lida assim que puder .

- É proibido qualquer tipo de ofensa e palavras de baixo calão.
- Aceitamos criticas construtivas
Obrigada!