3 de dez de 2015

Resenha | Perdido Em Marte - Andy Weir

Olá Pessoal tudo bem? No post de hoje eu venho resenhar o livro Perdido em Marte do escritor Andy Weir , o livro que deu origem ao filme . Vamos lá:
Titulo Original : The Martian
Autor (a) : Andy Weir
Editora : Arqueiro
Páginas : 336
Ano : 2015
Onde Comprar
Nota |   
- Livro cedido para resenha pela Editora
Sinopse: "Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor."
Perdido em Marte é o primeiro livro de ficção cientifica que eu li na vida , e eu imaginei que esse começo seria muito difícil , mas graças a escrita irônica e divertida de Andy Weir se tornou uma grande surpresa (uma surpresa boa) . 

Mark Watney que foi enviado a Marte , junto com outros cinco astronautas para participar da Ares 3 . O proposito era que eles ficassem por lá durante 31 dias coletando rochas e solo marciano para ser analisado , porém em Sol 6 uma tempestade de areia antigônia o local em que o HAB estava instalado e eles foram obrigados a abortar a missão . Enquanto a tripulação voltava para o VAM em meio a tempestade sem conseguir ver nada , uma antena se desprendeu do aparato de comunicação e atingiu Mark , perfurando seu traje espacial , danificando o seu equipamento e deixando -o desacordado. 

Com medo de colocar a vida de todos em risco , a comandante Lewis teve que tomar a decisão de decolar com VAM deixando o corpo de Mark para trás . O mundo achou que Mark Watney havia morrido em solo Martiano , mas eles estavam enganados . Mark havia sobrevivido . E agora estava perdido em Marte , sem comunicação , com um número limitado de suprimentos , tentando se manter vivo. 

Ao longo do livro você acompanha as inseguranças de Mark de ter sido esquecido em Marte . Porém por ser formado em botânica e engenharia mecânica , Mark tinha muitas chances de sobreviver . Ele sabia como racionar comida , como produzir mais água e , consertar algo que viesse a quebrar . Mas tinha consciência de que , se não conseguisse achar um meio de se comunicar com a Nasa , não seria resgatado e não teria como manter-se vivo para sempre no planeta vermelho .

O livro usa bastante termos técnicos e conceitos de física , astronomia e biologia , fazendo com que o livro não vá interessar a todos os tipos de leitores . Confesso que para mim foi bastante dificil me acostumar , mas não me deixei desanimar por isso , já que as explicações de Mark são engraçadas e simples de entender .

Enquanto isso a tripulação do Hermes não tinha ideia de que Mark havia sobrevivido . A Nasa decidiu não comunicá-los para que poderem se concentrar-se na sua volta para casa . Enquanto na Terra , a equipe do Centro de Comando Johnson tentava lidar com o fracasso da Ares 3 .

“Talvez decretem um dia de luto nacional em minha homenagem e minha página na Wikipédia vá dizer: “Mark Watney foi o único ser humano que morreu em Marte”.”
Perdido em Marte é um livro sensacional , um livro que te faz viajar , muito bem escrito e muito bem finalizado .  Como disse foi o meu primeiro livro do gênero e me surpreendeu muito com o fato de ser realmente interessante e cativante . Assisti o filme e percebi algumas modificações no roteiro , mas nada muito diferente , adaptações são sempre assim né?O melhor é que é interpretado por Matt Damon .Veja o trailer: 
Bom pessoal essa foi a resenha de hoje , espero que gostem  Beijinhos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá aqui é Bruna (Bubu)
Obrigada por deixar sua opinião , ela é sempre muito importante e será lida assim que puder .

- É proibido qualquer tipo de ofensa e palavras de baixo calão.
- Aceitamos criticas construtivas
Obrigada!