27 de jul de 2015

Resenha | Convergente - Veronica Roth

Olá Pessoas tudo bem? Bom hoje o post é resenha do livro Convergente da Veronica Roth , que para mim vai ser um livro muito dificil de resenhar , já que são tantas informações que nem consigo processar direito tudo para escrever . Eu havia colocado ele na minha lista de leituras da Maratona Literaria de Inverno , e ele foi o primeiro a ser lido porque era o maior .

Obs: Essa resenha tem SPOILER do segundo livro e do terceiro , se você ainda não leu ..Bom corre para ler :)
LIVRO CONVERGENTETítulo Original: Allegiant
Subtítulo: Uma Escolha Vai Te Definir
Autor (a) : Veronica Roth
Editora:  Rocco
Páginas:  4526
Ano: 2014
Comprar : Americanas | Fnac
Sinopse: A obra traz uma versão futurista da cidade estadunidense de Chicago, a sociedade se divide em cinco facções dedicadas ao cultivo de uma virtude - a Abnegação, a Amizade, a Audácia, a Franqueza e a Erudição. Aos dezesseis anos, em uma grande cerimônia de iniciação, os jovens são submetidos a um teste de aptidão e devem escolher a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas. Para Beatrice, a difícil decisão é entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é não -pode ter os dois. Então faz uma escolha que surpreende a todos, inclusive ela mesma.
Para relembrar um pouquinho no final do livro Insurgente o vídeo de Edith Prior a respeito dos Divergentes e do mundo que existia além dos muros foi relevado a toda a Chicago , em Convergente Tris é a pessoa culpada por tudo isso . Além de a mãe de Tobias , Evelyn ter acabado com as facções ,e não ser nada mais do que um regime opressor , nem um pouco diferente do que era com Jeanine . A cidade vive um cãos uma verdadeira guerra , entre os que desejam a volta das facções e aqueles anteriormente excluídos — os sem facções. Além desses dois grupos , forma-se uma união não prevista: auto-denominados os Leais (The Allegiant), esses membros vão contra o atual governo e desejam saber o que há além dos limites da amizade. 

Com isso Tris é convidada pelos Leais  liderados por Cara e Johanna a se juntar a eles porém ela não vai sozinha ,chegando lá um grupo foi escolhido por eles para descobrirem o que acontecia do lado de fora do muro , entre eles : Christina ,Uriah, Caleb, Peter, Tori , Tris e Tobias . Depois que eles conseguem chegar do lado de fora do muro , eles se deparam com uma realidade totalmente diferente do que eles constumavam achar que tinham . Eles descobrem que todas as coisas nas quais acreditavam , fazia tudo parte de um experimento sobre genes .
 “E tem razão ao dizer que cada facção perde algo quando ganha uma virtude: Audácia, corajosos mas cruéis; Erudição, inteligentes porém vaidosos; Amizade, pacíficos porém passivos;Franqueza, honestos mas desconsiderados; Abnegação, altruístas porém sufocantes”
Quando chegam do outro lado , eles descobrem que a muitos anos atrás os governantes dos Estados Unidos descobriram que muito do comportamento das pessoas poderia ser explicados em parte pelos genes de cada pessoa . Com isso eles selecionaram pessoas com base nos seus comportamentos agressivos para fazer um experimento de manipulação genética . O problema é que quando as mudanças genéticas fizeram efeito , as alterações tiveram consequências desastrosas , a experiência resultou em genes danificados .

“Divergente quer dizer que meus genes estão curados. Puros, completos"
Com tudo isso foi travada uma Guerra da Pureza , uma guerra civil , travada por quem tinha genes danificados contra o governo e todos aqueles que eram puros .Depois dessa guerra quase não sobrou ninguém e o governo precisava encontrar uma solução para os danos genéticos , com isso , eles selecionaram aqueles que tinha genes danificados , colocaram eles em ambientes seguros onde ficariam por um longo tempo , ao longo dos anos , com a  passagem de gerações para que produzissem seres humanos geneticamente curados , conhecidos como Divergentes .
Com tudo isso Tris descobre que seus genes são totalmente puros e que ao contrario do que todo mundo pensava , Tobias não era de fato Divergente (o que para ele acaba sendo o fim do mundo) , ela também descobre que sua mãe era de fora do muro e que ela tinha estado naquele lugar e até lê um diário que ela escreveu ao longo dos anos em sua experiência na cidade de Chicago . Muitas coisas são descobertas sobre o passado e a vida de cada um , no final as coisas se desenrolam bem facilmente e o final é surpreendente. 
Spoiler do final só leia se já tiver lido o livro -
 
Divergente é uma das minhas distopias prediletas e eu sou suspeita para falar dela . Pelo que eu li por ai quase a maioria das pessoas que leram convergente não gostou do final , claro que precisamos sempre de muita força para aguentar a perda de nossos personagens preferidos , só que eu encarei a morte de Tris como algo quase inevitável . Quando estava no segundo livro da série eu já achava que ela fosse morrer , porque ela de um certo lado é uma pessoa muito boa que se arrisca por aqueles que ama , não acho que ela faça isso por pura vaidade acho que ela faz por amor . No final eu chorei , sofri e ainda não superei o epilogo , mas amei a personagem como nunca , mas acabei aceitando e isso não diminuiu meu amor pela historia . Ah e a história é contada tanto pela Tris como pelo Tobias e isso é muito legal :)

Nota :   
Trilogia:
3 - Convergente 
Volume complementar:
4 - Quatro

Eai pessoal vocês já leram? Comentem ai se já leram , se vão ler ou se tem vontade de ler . Agora eu quero ler o livro Quatro que é um volume complementar que conta história de antes de Divergente deve ser muito bom . Espero que tenham gostado , beijinhos!

2 comentários:

Olá aqui é Bruna (Bubu)
Obrigada por deixar sua opinião , ela é sempre muito importante e será lida assim que puder .

- É proibido qualquer tipo de ofensa e palavras de baixo calão.
- Aceitamos criticas construtivas
Obrigada!