23 de abr de 2015

Resenha | A Esperança - Suzanne Collins

Olá Meninas tudo bem ? Espero que sim . Feliz Dia Mundial do Livro para todos aqueles que quando compram um livro ficam cheirando o cheirinho de folha nova e sofrem quando o seu personagem preferido morre , bom mas o post de hoje é a resenha do terceiro livro da trilogia Jogos Vorazes - A Esperança , eu terminei de ler a algum tempo e tive que ler o final algumas vezes para ver se eu entendia tudo o que tinha ocorrido , é um bom livro e uma história que eu sou suspeita para falar porque eu amo .
Título Original: Mockingjay
Autores: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Páginas:  424
Ano: 2011
Comprar: Submarino | Americanas 
Sinopse: Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão  
E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra? Acompanhe Katniss até o fim do "thriller", numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança. 
Depois de um final super emocionante no livro Em Chamas , a trilogia Jogos Vorazes chega ao fim com o livro A Esperança , um livro que encerra a história de Katniss e os distritos de um modo genial de Suzanne Collins .

Tudo começa quando Katniss acorda no distrito 13 que agora é o lar de todos aqueles que se refugiaram do 12 , após a capital ter bombardeado o distrito sem piedade e ter deixado tudo em cinzas. Após Katniss apontar sua flecha para o campo de força do Massacre Quarteirio , os vitoriosos foram resgatados por um plano rebelde de manter Katniss viva , quebrando totalmente o combinado entre ela e Haymitch de deixar Peeta vivo . Com isso Peeta é pegado pela capital , e a sorte não está nada a seu favor .
E para começar a explicar todas as reviravoltas da primeira parte do livro "As Cinzas", o Distrito 13 foi subjugado pela capital , e toda a destruição era tudo encenação para as câmeras , no fundo o distrito 13 se tornou forte e cheio de regras comandado pela presidente Coin . Eles tem um forte plano de guerra contra a capital que foi articulado durante anos e a hora de agir é essa , porém precisam de Katniss para ser o Tordo porque foi ela quem abriu os olhos da população .

Em meio a tudo ela descobre uma coisa boa Peeta está vivo e aparece dando uma entrevista na tv. Mas depois da entrevista, ele é considerado um traidor, pois ele diz em rede nacional para que o povo pare com a guerra. Katniss não sabe a razão de Peeta ter falado isso, mas ela não acredita que ele seja um traidor e por isso, como uma das condições para aceitar ser o tordo, ela exige que Peeta seja perdoado.

Na Segunda parte do livro " O Assalto " suas primeiras ações como Tordo Katniss grava vários ntoprop na tv, mostrando que está viva e encorajando o povo para que continuem lutando . Mais como as encenações de Katniss não estavam dando certo , decidem filmar Katniss nos distritos, no meio da guerra. E é numa dessas saídas, que Katniss vê o horror com que a capital está tratando as pessoas e decide lutar com todas as suas forças para vencer essa guerra.

Só que quanto mais Katniss faz suas propagandas sendo o Tordo , mas a capital machuca Peeta então depois de um bombardeio ao Distrito 13 em que o Presidente Snow manda muitas rosas brancas para Katniss , eles decidem buscar Peeta para que nada mais a afetasse . Porém a capital tortura Peeta e modifica suas lembranças boas de Katniss para lembranças assustadoras , transformando Peeta em uma arma para matar o Tordo .

Contém spoilers do final do livro
Se você ainda não leu pule essa parte Okay?

Na Terceira parte do livro " A Assassina " a luta entre os distritos e a capital começa e é ai que Suzanne Collins vira meu alvo mortal , pois durante a guerra várias mortes desnecessárias acontecem , por exemplo : A morte de Finnick que não acrescentou em nada a história porque mata-lo ? porque matar a Prim, que foi o motivo dessa história toda ter começado? um dos personagens que era o motivo de vida da Katniss? Além de deixar Peeta e Katniss em estados de dar dó . 

A Katniss é uma das minhas personagens femininas que eu mais gostei nos ultimos tempos e teve muita gente que falou que ela não merecia nem Peeta nem Gale , eu não concordava pois eu não sei como eu agiria em uma situação dessas , afinal a história se passa em um tempo nada muito romântico né? Mais no final a escritora deu um jeito da katniss não precisar escolher entre nenhum dos dois , isso me deixou meio decepcionada. 

Mais para mim o final foi aceitável depois de ler umas 3 vezes , afinal é um final bem realista e possível e talvez esse seja um dos pontos fortes da história de Suzanne Collins o realismo , sem todo aquele final feliz típico de contos de fadas , afinal a vida é assim né?

"Meus filhos, que não encaram com indiferença a letra da canção:
Bem no fundo da campina, embaixo do salgueiro
Um leito de grama, um macio travesseiro
Deite a cabeça e feche esses olhos cansados
E quando eles se abrirem, o sol já estará alto nos prados. 

Aqui é seguro, aqui é u abrigo
Aqui as margaridas lhe protegem de todo perigo
Aqui seus sonhos são doces e amanhã serão lei
Aqui é o local onde eu sempre lhe amarei"

Nota:   
Jogos Vorazes / Em Chamas / A Esperança 
Bom espero que tenham gostado da resenha pessoal , eu tentei deixar bem detalhado e não escancarar tudo para vocês , só posso dizer que nunca vou superar Jogos Vorazes , acho que depois de Harry Potter é uma das minhas sagas preferidas . Estou mais do que ansiosa para ver a segunda parte de A Esperança no fim desse ano . Bom até o próximo post , beijinhos !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá aqui é Bruna (Bubu)
Obrigada por deixar sua opinião , ela é sempre muito importante e será lida assim que puder .

- É proibido qualquer tipo de ofensa e palavras de baixo calão.
- Aceitamos criticas construtivas
Obrigada!