14 de mar de 2015

Resenha | Divergente - Veronica Roth

O post de hoje é uma Resenha do livro da Veronica Roth - Divergente . Então gente , eu infelizmente acabei vendo o filme antes de ler o livro e eu achei que isso iria estragar o meu interesse em ler , mas não eu fiquei super interessada e corri para ler assim que vi o filme .O livro ele é bem mais detalhado e tem partes que não aparecem no filme , isso que me fez adorar ainda mais
http://elasdisseram.com/wp-content/uploads/2013/12/tumblr_m7j633Aucl1ql10cao1_500.jpgTítulo Original: Divergent
Autores:Veronica Roth
Editora: Rocco 
Páginas:  504
Ano: 2012
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível.
Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Em uma chicago em um período pós apocalíptico , as pessoas foram divididas em cinco facções: A abnegação, acreditam em ações altruístas e alcançam a paz através da eliminação de egoísmo, a Erudição, tem como virtude a preservação da lógica, sabedoria e razão, a Amizade, sociedade pacífica, livre de conflitos causados por guerras, a Audácia, Tem como virtude a coragem, como tal, eles treinam para lutar, usam armas e preparam seus corpos para responder às ameaças e desafios, e a Franqueza, acreditam em ações altruístas e alcançam a paz através da eliminação de egoísmo.

Beatrice Prior aos seus 16 anos tem que enfrentar o que todo adolescente quando completa 16 anos tem que fazer , escolher uma facção para continuar nela pelo resto da vida, existe um teste de aptidão, que revela qual a facção você tem mais aptidão. Beatrice que é nascida na Abnegação se sente por dentro que não faz parte daquilo , mas também tem receio de deixar sua família . No dia de seu teste de aptidão o teste de Beatrice foi inconclusivo , para três facções diferentes . O teste  revelou que ela é uma Divergente (pessoa que, por ter várias facções em seu interior, não pode ser controlada por nenhuma). Ser Divergente é muito perigoso, por isso Beatrice não pode contar o resultado do seu Teste de aptidão para ninguém. 

No dia de escolher qual caminho seguir , Beatrice fica muito dividida mais acaba escolhendo a Audácia a facção dos mais corajosos e que ela sempre admirou . Mesmo no começo ela se sai muito bem provando sua coragem a ser a primeira a pular e mudando seu nome para Tris  e com isso  terá que passar por vários medos e derrotá-los, já que sua nova facção não aceita covardes. Com o passar do tempo ela vai provando sua coragem e determinação , acaba se envolvendo com Quatro seu instrutor de treinamento e eles se apaixonam .

O livro conta também coisas como Tris ser torturada pelos colegas de iniciação perto do precipicio , uma cena que não apareceu no filme e também tem mais partes do envolvimento de Tris e Quatro , coisa que no filme foi bastante resumida .

Quando a Erudição desenvolve um soro que coloca todos os membros da Audácia em uma simulação para matar os membros da Abnegação para descobrir os Divergentes , Tris e Quatro são descobertos e provam toda sua coragem indo contra a líder da Erudição parando a simulação e acordando todos os membros da Audácia , Tris muito abalada com a perda de seus pais acaba fugindo para não ser pega com Quatro que na verdade é Tobias , seu irmão Caleb , Marcus e Peter que foram feitos de reféns para a amizade . 

Todo o desenvolvimento do que acontece depois disso se passa no livro  Isurgente , o filme que será lançado esse mês no cinema no dia 19 (semana que vem) . Se você se interessar como eu , corre para ler que ainda da tempo! 

Nota : 

2 comentários:

Olá aqui é Bruna (Bubu)
Obrigada por deixar sua opinião , ela é sempre muito importante e será lida assim que puder .

- É proibido qualquer tipo de ofensa e palavras de baixo calão.
- Aceitamos criticas construtivas
Obrigada!